quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Capítulo I - Objeto deste Primeiro Livro - Rousseau


"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudança? Ignoro-o. Que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão.
Se considerasse somente a força e o efeito que dela resulta, diria: 'Quando um povo é obrigado a obedecer e o faz, age acertadamente; assim que pode sacudir esse jugo e o faz, age melhor ainda, porque recuperando a liberdade pelo mesmo direito por que lha arrebataram, ou tem ele o direito de retomá-la ou não o tinham de subtraí-la'. A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza; funda-se, portanto, em convenções. Trata-se, pois, de saber que convenções são essas. Antes de alcançar esse ponto, preciso deixar estabelecido o que acabo de adiantar."

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós somos seres naturalmente livres, nada deveria encarcerar as nossas idéias. Mas, nos sujeitamos a um padrão de convívio.A sociedade nos cativa com suas algemas. Com essa afirmação estamos admitindo que existe uma clausura, onde nesta pensamos ser soberanos sobre os outros. Como nos filmes épicos, onde retrata com nitidez esse termo,"clausura", não em sua epopéia, mas os seus conflitos em que existe os que detém a autoridade suprema - eficiente, eficaz e poderosa - e, no contraposto se encontra aqueles que prestam vassalagem - submetendo-se ao mais forte -, sendo sua prisão física ou de pensamento, conhecimento. Esses "soberanos", não deixam assim de ser ainda mais servos, pois são aprissionados as deliberações socialmente construidas, muitas vezes obedecendo as necessidades momentâneas e, ou a força, se esta for, estaremos operando corretamente, pois isso se tornaria uma questão de sobrevivência.
As convenções sociais neste cenário, se expõe como uma erva daninha. Entretanto são necessárias para que os direitos sejam garantidos a todos, do contrário, a sociedade mergulharia em uma convivência instintiva, sem limites. Todavia, qual foi o princípio que fundamentou-se todas essas visões dos acordos sociais? Sendo a família a primeira instituição que nos acolhe, Rousseau a defende como sendo a primeira sociedade...