terça-feira, 28 de agosto de 2007

Vamos começar com Rosseau. Texto Inicial.


"Quero indagar se pode existir, na ordem civil, alguma regra de administração legítima e segura, tornando os homens como são e as leis como podem ser. Esforçar-me-ei sempre, nessa procura, para unir o que o direito permite ao que o interesse prescreve, a fim de que não fiquem separadas a justiça e a utilidade.
Entro na matéria sem demonstrar a importância de meu assunto. Perguntar-me-ão se sou príncipe ou legislador, para escrever sobre política. Respondo que não, e que por isso escrevo sobre política. Se fosse príncipe ou legislador, não perderia meu tempo, dizendo o que deve ser feito; haveria de fazê-lo, ou calar-me.
Tendo nascido cidadão de um Estado livre e membro do soberano, embora fraca seja a influência que minha opinião possa ter nos negócios públicos, o direito de neles votar basta para impor o dever de instruir-me a seu respeito, sentindo-me feliz por todas as vezes que medito sobre os governos, por sempre encontrar, em minhas cogitações, motivos para amar o governo de meu país."

Que tal os motivos de Rousseau para escrever sobre política e sociedade? O texto é bom para começo de estudo? É o texto de abertura do livro "Do Contrato Social". Gostei da parte sobre o dever de instruir-se sobre os negócios públicos, derivado do direito do voto. O convite está feito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Comentar as reflexões desse filósofo é uma atividade complexa, pois não tenho nenhum conhecimento mais profundo, ou estudo sobre sua racionalidade. Contudo, sou muito curiosa e tenho sede de conhecimento. Gosto de desafios, sendo este um; eu pretendo aqui fazer algumas considerações com o objetivo de compartilhar a minha compreensão e, a partir de um diálogo tecnológico possa construir novas perspectivas sobre o " Contrato Social".
Espero não cometer nenhuma heresia, mas se a fizer, estou inclinada a refazer as minhas reflexões.

Anônimo disse...

Essa obra resume a indagação: Existe alguma regra autêntica, segura? Considerando a natureza humana e como podem ser as leis.
Rousseau, busca esclarecer o processo como a "liberdade" cessa e as convenções sociais brotam.