terça-feira, 28 de agosto de 2007

Prá entender o Brasil tem que se ler Rousseau?

Penso não haver alternativa. Ou estudamos ou estudamos. Acho que o intelecto é a única via capaz de nos salvar deste estado de ignorância e apatia que se abate sobre todo o país. Tudo o que acontece na república não é novo. Acho que devemos voltar aos grandes pensadores, como forma de entender a sociedade. Gostaria de fazer inúmeros comentários sobre tudo o que acontece, mas não me sinto preparado o suficiente para tanto. Isso significa que qualquer argumento meu pode ser facilmente abatido por alguém mais preparado intelectualmente. Vos convido a iniciar um estudo do livro “Do Contrato Social (Ou Princípios do Direito Político)”. Obra do pensador Jean-Jacques Rousseau. Não sei se é o caminho certo, sei que é um caminho. Espero que aceitem meu convite. Na próxima postagem iniciaremos a leitura da obra.

Um comentário:

Anônimo disse...

" As idéias são como as nozes, e até hoje, não descobri melhor processo para saber o que há dentro de umas e outras se não quebrá-las" ( Machado de Assis)
Imagino que esse caminho nos favorecerá a compreensão das convenções sociais e, a formação da sociedade, suas raizes e frutos... Sendo este um tema pertinente e necessário a discussão. Eu aceito o convite.